O trauma afeta o cérebro e o corpo de inúmeras maneiras. Pesadelos, flashbacks, memórias angustiantes e reatividade a dicas ou lembretes do evento são as formas mais comuns em que o trauma interrompe a vida cotidiana. A maioria dos clientes que experimentam sintomas intrusivos frequentemente sente uma total falta de controle sobre suas mentes e corpos, como se o trauma tivesse sequestrado seu próprio senso de agir e livre-arbítrio.

A TDSC não pode apagar eventos traumáticos, mas pode abordar diretamente o (s) evento (s) e seus efeitos. A TDSC permite que os clientes acessem informações e “dados” armazenados em seus corpos físicos, sua mente subconsciente e seus campos energéticos. O evento traumático real pode ser examinado; a ampla gama de emoções que o rodeia pode ser reprogramada, processada e expressa; quaisquer conclusões ou crenças negativas (que muitas vezes contribuíram diretamente para padrões comportamentais ao longo da vida) podem ser liberadas e transformadas.

A TDSC abre um portal para o subconsciente, onde os clientes podem acessar os eventos cruciais que cercam seu trauma durante a regressão cuidadosa e modulada. Em um relaxamento profundo, eles experimentam claramente o (s) momento (s) em que suas conclusões se tornaram negativas. Os clientes então começam a mudar essas crenças distorcidas e a recuperar o que foi perdido. Uma conclusão negativa como “Eu sou mau” é então substituída por “Eu sou bom” ou “Eu sou amável”, por exemplo. Deste lugar, a conexão saudável pode nascer, fazendo com que as partes física, emocional e mental sejam unificadas.